Secretaria Municipal de Educação - Barra de Santa Rosa

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda". Por isso devemos acreditar que a educação é capaz de mudar...

(Autor desconhecido)


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Programa Escola Ativa - I capacitação







O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.




Lançamos o Programa Escola Ativa em nosso município no mês de Outubro de 2009, onde foi realizado a I capacitação do programa no Salão Paroquial de nossa cidade. O evento contou com a participação do prefeito Evaldo Costa Gomes, a coordenadora do programa Angélia e a supervisora Vitória, juntamente com os professores da rede municipal que tem turma de multisseriado e os demais participantes.
Em Barra de Santa Rosa são atendidas 13 escolas municipais com o programa Escola, sob coordenação de Angélia Maria e supervisão de Vitória Pontes.




Aqui em Barra de Santa Rosa temos Escola Ativa!

1º Encontro Nacional do ProInfância





Nesta última quinta-feira, dia 29 de Abril de 2010,o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) viabilizou um encontro com os municípios priorizados com a construção de escola de educação infantil. O encontro contou com a presença de arquitetos e engenheiros do MEC/FNDE, o Coordenador Geral de Infra-Estrutura do MEC/FNDE, o senhor Tiago Radunz, o Secretário Estadual de Educação, Prof. Sales Gaudêncio, e vários prefeitos, engenheiros e secrtários municipais de educação de vários municípios. Destacamos Barra de Santa Rosa com a participação neste importante evento.
O encontro teve como principal foco as orientações para que os municípios façam à correta instrução das propostas, como também um espaço de tira-dúvidas para aqueles que estavam com pendências, resolvê-las e encaminhar novamente o projeto com as devidas correções feitas pelos próprios técnicos do MEC/FNDE.
O prefeito de Barra de Santa Rosa, Evaldo Costa Gomes, destacou: "Foi um encontro muito proveitoso já que podemos ter este contato direto com os responsáveis pela avaliação dos projetos, diminuindo as chances do projeto ser descartado".

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sec. de Educação participa do Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação e Finanças, realizado no dia 23 de Abril de 2010






A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) promoveu na última sexta-feira, 23 de abril, o Encontro Estadual de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação e Finanças. Oencontro foi realizado na cidade de João Pessoa, no auditório do Hotel Ouro Branco.
Em Educação, os gestores poderam esclarecer dúvidas relacionadas à atualização do Piso Salarial do Magistério Público. Os participantes compartilharam informações e conhecimentos, além de apresentar as principais dificuldades existentes na gestão municipal.
Esteve também na pauta da reunião, a apresentação do Projeto Gestão Nota 10, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Foram ainda discutidos com os prefeitos e secretários presentes temas relacionados à educação e finanças dos municípios.

sábado, 17 de abril de 2010

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Objetivo: promover o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e cooperativos baseados na reflexão sobre temas ligados à ciência, saúde e meio ambiente.

Serão premiados trabalhos de alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, de todas as escolas reconhecidas pelo MEC. Serão aceitos materiais como vídeos, documentários, reportagens, redações e projetos de ciências.

As inscrições estão abertas até 31 de maio de 2010
Mais informações: no site da Fiocruz

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2009

Aberto à participação de escolas públicas estaduais, municipais ou conveniadas com mais de cem alunos matriculados na educação básica.
O Prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento de escolas que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
O dossiê que evidencia os projetos e atividades desenvolvidas nas escolas e o processo de auto-avaliação escolar devem ser entregues até 14 de maio de 2010.

Mais informações: no site do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Olimpíada de Língua Portuguesa - 2010

Tema: O lugar onde vivo

Alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio devem concorrer com artigos de opinião; alunos do 1º ano do ensino médio e do 9º ano (ou 8ª série) do ensino fundamental, no gênero crônica; do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries), no gênero poema; do 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries), no gênero memórias literárias. Os estudantes devem ser de escolas públicas.

As adesões das secretarias de educação e inscrições de professores devem ser feitas até 14 de maio.
Informações e inscrições: na página eletrônica do
Cenpec.

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=40&idCategoria=6

5º Prêmio Educar para a Igualdade Racial 2010

O prêmio está dividido em duas categorias: professor e escola. Em cada uma delas, podem concorrer trabalhos em uma das seguintes modalidades: educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio.

Em cada modalidade serão premiados dois professores, com R$ 5 mil cada, e duas escolas, com R$ 10 mil cada uma.

Inscrições: até 7 de maio de 2010

Mais informações: no site do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert)

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=40&idCategoria=6

Timbre de Barra de Santa Rosa