segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011
Prêmio vai reconhecer ações de arte e cultura que contribuíram para a construção de uma sociedade inclusiva. São 30 prêmios de R$ 12,5 mil. Inscrições prorrogadas até 30 de outubro.
O Ministério da Cultura está recebenbdo, até 30 de outubro, as inscrições para o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada sobre nós sem nós”, iniciativa do Ministério da Cultura e da Escola Brasil com patrocínio da Petrobras.
O Prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas culturais apresentadas por artistas com deficiência ou por grupos que tenham em sua composição pelo menos um(a) artista com deficiência e/ou que atuem na perspectiva de construção de uma sociedade inclusiva por meio do desenvolvimento de produtos ou ações culturais com acessibilidade.
Serão premiadas 30 iniciativas culturais já realizadas, sendo 20 na categoria Expressão Artística e 10 na categoria Acessibilidade. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil.
Na primeira categoria, poderão participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais e que apresentem pelo menos um artista com deficiência.
A segunda categoria é destinada aos mesmos três grupos, sendo que eles poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.
O edital já está disponível e pode ser acessado no site do Ministério da Cultura e da Escola Brasil. Está disponível também o vídeo com a versão em áudio e libras do edital. www.cultura.gov.br e www.escolabrasil.org.br
Dúvidas ou outras informações poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo e-mail premioalbertinabrasil@escolabrasil.org.br ou pelo telefone (61) 3202-1721.
Contatos para a imprensa: (61) 2024-2407 / 2248
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura
MEC agora defende maior carga horária
Fernando Haddad começou essa discussão há quase um mês, quando propôs ampliar o tempo que o aluno passa na escola. As propostas anunciadas foram aumento de 200 para 220 nos dias letivos ou maior carga horária por dia, mas Haddad se posicionou inicialmente mais favorável à primeira opção.
De acordo com o ministro, porém, o número de feriados dificulta o aumento nos dias letivos. “A tendência agora é aumentarmos o número de horas/aula”, afirmou, ao sair de audiência na Comissão de Educação do Senado.
O MEC trabalha com a ideia de ampliar o tempo em sala de quatro para cinco horas diárias. O tema terá de passar por debate para que uma proposta consensual seja enviada ao Congresso Nacional. A ideia de ampliar o número de dias letivos havia sido criticada por educadores. Dados da OCDE (que reúne países com renda e IDH elevados) mostram que o Brasil já tem mais dias letivos do que muitos países desenvolvidos. Porém, grande parte deles tem jornada integral.
A presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Repulho, defende a nova proposta. Com mais horas/aula, será possível garantir 30 dias de férias para os professores e mais os 15 dias de recesso, segundo ela. “É uma mudança positiva, mas não é suficiente”, diz a pesquisadora da Fundação Lemann Paula Louzano.
“A proposta começa a apontar para a ideia de fixar o professor na escola e de o aluno ter mais tempo de aprendizado. Mas, enquanto não investirmos na formação dos professores para que o tempo na escola seja produtivo, não é isso que vai melhorar [a educação]“, disse.
José Augusto Lourenço, do sindicato das escolas particulares de SP, diz que, no curto prazo, a proposta não deve alterar mensalidades, já que os colégios privados têm jornada mínima de cinco horas.
Autor: Folha de São Paulo
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Mestrado gratuito para professor de matemática
Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.
Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.
Matrícula — Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.
Fonte: http://portal.mec.gov.br
AVISO IMPORTANTE DO FNDE
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Projeto Pedagógico Pró-Saúde do CBSR
Para a realização do projeto o CBSR contou com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Comunicação, e o envolvimento de toda a comunidade escolar.
O projeto tratou da importância da saúde localizando as mudanças de hábitos de higiene, alimentares, as práticas de atividades física e seus benefícios, os cuidados com o corpo e com a automedicação.
CAMINHADA MEDIDA CERTA
Realizada no dia 17/09/2011 às 7:30h
CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL
Realizada no dia 17/09/2011 às 9:00h
FEIRA DA SAÚDE
Realizada no dia 22/09/2011