Secretaria Municipal de Educação - Barra de Santa Rosa

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda". Por isso devemos acreditar que a educação é capaz de mudar...

(Autor desconhecido)


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Ideb é um indicador que sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. A série histórica do Ideb se inicia em 2005, a partir de quando foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo país, mas também por cada escola e por cada município. A lógica é a de que cada município evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE.

Veja como está a situação do Ideb em BARRA DE SANTA ROSA

Ensino Fundamental
(Anos iniciais)
2005 2007 2009 2011 2013
Meta projetada - 2,3 2,9 3,4 3,7
Ideb verificado 2,2 3,2 3,5 4,5 -

Ensino Fundamental
(Anos Finais)
2005 2007 2009 2011 2013
Meta projetada - 2,5 2,7 3,0 3,4
Ideb verificado 2,5 2,3 2,8 2,8 -

PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola

O MEC, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, transfere recursos financeiros diretamente às escolas públicas de educação básica e escolas privadas de educação especial, de forma suplementar, visando à melhoria da infraestrutura física e pedagógica, à autonomia gerencial dos recursos e à participação coletiva na gestão e no controle social.

Pelo PDDE são transferidos também recursos para as ações de Educação Integral e Funcionamento das Escolas no Fim de Semana, PDE Escola, Escola do Campo, Água e Esgotamento Sanitário, Ensino Médio Inovador, Escola Acessível e Escola de Fronteiras. Para garantir o recurso do PDDE para as escolas de sua rede, os gestores do município e das Unidades Executoras (UEx) vinculadas às escolas devem fazer, anualmente, adesão e atualização do cadastro no sistema PDDEWEB na página do FNDE. 

Investimentos do programa em BARRA DE SANTA ROSA
PDDE 2010 2011 2012
Escolas Beneficiadas 24 25 24
Recursos repassados R$ 85.515,50 R$ 151.132,70 R$ 350.382,80

PDE-INTERATIVO

O PDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar, para todas as escolas públicas. Ele auxilia a produção de um diagnóstico e a definição de ações para aprimorar a gestão e o processo de ensino/aprendizagem. Algumas das escolas que utilizam o sistema são priorizadas pelo programa PDE Escola (http://pdeescola.mec.gov.br) em função de seu IDEB recebem recursos para implementar as ações planejadas. 

Investimento do programa em BARRA DE SANTA ROSA
Total de escolas do município (Censo Escolar 2012) 24
Escolas que utilizam o sistema PDE Interativo 23
Escolas priorizadas 2
Escolas que receberam recursos Escolas beneficiadas 2
Valor (R$) R$ 43.000,00

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

O Programa Nacional de Tecnologias Educacionais – PROINFO promove o uso pedagógico das tecnologias educacionais (computadores, projetores, tablets, notebooks, dentre outras) na rede pública de educação básica, visando melhorar a qualidade e a equidade do sistema de ensino do país, com o uso das tecnologias educacionais no apoio aos processos de ensino-aprendizagem das escolas públicas. Tecnologias podem ser apoiadas pelo PAR mediante o cadastramento da demanda no Simec para avaliação.

Investimento do programa em BARRA DE SANTA ROSA
Produto - ATÉ 2012 Quantidade
Escolas com Internet (Programa Banda Larga na Escola) 8
Laboratório de Informática Proinfo – rural 15
Laboratório de Informática Proinfo – urbano 6
Projetor Proinfo (computador interativo) 3

PROGRAMA MOBILIÁRIO ESCOLAR

É uma ação que almeja renovar o mobiliário escolar nas escolas públicas. O município pode aderir às Atas de Registro de preço do FNDE para a aquisição de mesas e cadeiras para alunos (3 tamanhos disponíveis), cadeiras para professor, mesa acessível para pessoa com cadeira de rodas e conjunto de mesa e 2 cadeiras para laboratório.

Investimentos do programa em BARRA DE SANTA ROSA
ANO 2012
Categoria Quantidade Valor
Conjunto Aluno - tamanho 3 167 R$ 218.937,00
Conjunto Aluno - tamanho 4 220
Conjunto Aluno - tamanho 6 941
Conjunto Professor 38
Conjunto para informática M2C-04 -
Conjunto para informática M2C-06 -
Mesa Acessível 10

PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

O Caminho da Escola, criado em 2007, tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência dos estudantes na escola. Por meio do Registro de Preços Nacional, se encontra disponível para a Prefeitura o Ônibus Rural Escolar para uso na área rural. Em 2012, o Projeto Viver Sem Limites se integrou ao Programa, disponibilizando o Ônibus Urbano Escolar Acessível. Além de ônibus, faz parte do projeto a compra de lanchas escolares e bicicletas.

Investimentos do Programa em BARRA DE SANTA ROSA
Caminho da Escola Quantidade Valor
Ônibus (2008-2011) 3 R$ 573.700,00
Ônibus Urbano Escolar Acessível - 2012 - R$ 0,00
Ônibus Rural Escolar - 2012 7 R$ 1.523.120,00

Festival incentiva filmes sobre cultura afro feitos nas escolas

Quarta-feira, 28 de agosto de 2013 - 18:50

Foi lançado nesta quarta-feira, 28, em Brasília, o festival Curta Histórias, que fomenta a produção de filmes curtas-metragens realizado nas escolas das redes públicas. A iniciativa tem como objetivo pensar a história da África e dos africanos no Brasil a partir da representação de crianças e adolescentes.

O festival busca promover a pesquisa e análise crítica de estudantes e professores sobre a influência africana no processo de formação nacional e da diversidade étnico-racial brasileira.

De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Macaé Evaristo, os curtas são uma forma de pensar a cultura e a história da África e dos afro-brasileiros a partir da visão das crianças. “Com este festival queremos trazer histórias, memórias, o dia a dia, as reflexões e os desafios das crianças e adolescentes brasileiros”, afirmou Macaé.

O Festival Curta Histórias é uma parceria da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) com a Fundação Casa da Árvore, Unesco, Fundação Vale e a Fundação Telefônica e foca na participação de estudantes de escolas públicas vinculadas ao Mais Educação e ao Ensino Médio Inovador, e também nos beneficiários do Projovem.

A página do festival na internet entra no ar no dia 16 de setembro.

Diego Rocha

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30 DE OUTUBRO


PARA SE INSCREVER ACESSE O LINK > http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/index.php?pagina=inscricao

sábado, 24 de agosto de 2013

SUGESTÃO DE HORTA

Embalagens de suco e leite podem ganhar nova vida como “vasinhos” para uma hortinha! Vejam como o resultado fica lindo! Quanto mais coloridos, melhor. Atividade perfeita para fazer com nossos alunos.
Fonte:  https://www.facebook.com/educacaoeacao?ref=stream

VAMOS ATUALIZAR


A EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PROJETO DO NOVO COLÉGIO JOSÉ EUDENÍCIO

Olá galerinha do Colégio José Eudenício Correia Lins!!!
 Olha como vai ficar a NOVA ESCOLA DE VOCÊS.
PROJETO MEC - 12 SALAS E QUADRA COBERTA

 

NOVA ESCOLA DO SÍTIO QUANDÚ

A comunidade e os alunos da Escola Municipal José Ednaldo Freitas Souso no sítio Quandú 
vão ganhar uma Escola, vejam como vai ser!!!!!

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA


Equipe da Secretaria de Educação,  Cultura e Desporto

Credenciamento
Momento do Hino Nacional
Composição da mesa
Diassis Articulador Cultural da 4º Região de Ensino

Ex-Prefeito EVALDO COSTA dando a sua contribuição

Plenária
Equipe de Gestores de Escolas marcando presença
Grupo IBS
Grupo GFT

ESCOLAS MUNICIPAIS RECEBEM LIVROS

FNDE envia às escolas participantes do PNLD acervos de obras complementares para sala de aula,destinados aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

 



PROGRAMA PRONACAMPO

Inclusão Digital

Objetivo: Promover à inclusão digital e o uso pedagógico da informática nas escolas do campo, disponibilizando computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. 
 As Escolas localizadas no sítio Gangorra foram as primeiras a receber os NETBOOKS para os alunos matriculados na escola. Esta é mais uma conquista realizada pela Secretaria de Educação,através das ações implantadas no PAR 2011-2014.

 


DIA DO EDUCADOR ESPECIAL


DIA DO FOLCLORE


Escola da Terra leva formação a professores de classes multisseriadas

Secretários estaduais e municipais de educação, que tenham em suas redes escolas multisseriadas no campo ou quilombolas, já podem aderir ao Escola da Terra, programa do Ministério da Educação que oferece formação continuada a professores que lecionam nessas unidades. A adesão foi aberta nesta terça-feira, 20, e se estende até 19 de setembro.BARRA DE SANTA ROSA JÁ ADERIU!!!

Para aderir, o gestor precisa entrar na página eletrônica do Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) e informar seu CPF e senha. Dentro do Simec, acessa o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o programa Escola da Terra. De acordo com Antônio Lídio Zambom, coordenador geral de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), nesta etapa do processo, o gestor informa apenas o número de escolas multisseriadas e quilombolas de sua rede e o número de professores.

O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Câmara aprova 75% de royalties para educação e 25% para saúde

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que garante a destinação de 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde. O texto também prevê que 50% dos recursos do Fundo Social do pré-sal sejam destinados as duas áreas. O projeto segue agora para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Ao final da votação, o ministro Aloizio Mercadante definiu com um dia histórico a destinação dos royalties para a educação. A intenção é garantir que o dinheiro comece a chegar o quanto antes para educação e saúde, com o uso do capital do fundo. Posteriormente, serão gastos apenas os rendimentos, quando o fundo começar a receber dinheiro da exploração do pré-sal e tiver grandes rendimentos. “Vamos combinar a urgência de ter mais dinheiro agora com a prudência de ter dinheiro para sempre”, explicou Mercadante.

Para a aprovação da proposta, o governo negociou a retirada de um dispositivo do texto que fixava em, no mínimo, 60% o percentual de óleo excedente da União, previsto nos contratos de partilha de exploração do pré-sal.

Assessoria de Comunicação Social do MEC