Secretaria Municipal de Educação - Barra de Santa Rosa

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda". Por isso devemos acreditar que a educação é capaz de mudar...

(Autor desconhecido)


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011

Iniciativa premia ações culturais inclusivas

Prêmio vai reconhecer ações de arte e cultura que contribuíram para a construção de uma sociedade inclusiva. São 30 prêmios de R$ 12,5 mil. Inscrições prorrogadas até 30 de outubro.

O Ministério da Cultura está recebenbdo, até 30 de outubro, as inscrições para o Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada sobre nós sem nós”, iniciativa do Ministério da Cultura e da Escola Brasil com patrocínio da Petrobras.

O Prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas culturais apresentadas por artistas com deficiência ou por grupos que tenham em sua composição pelo menos um(a) artista com deficiência e/ou que atuem na perspectiva de construção de uma sociedade inclusiva por meio do desenvolvimento de produtos ou ações culturais com acessibilidade.

Serão premiadas 30 iniciativas culturais já realizadas, sendo 20 na categoria Expressão Artística e 10 na categoria Acessibilidade. Cada vencedor receberá R$ 12,5 mil.

Na primeira categoria, poderão participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais e que apresentem pelo menos um artista com deficiência.

A segunda categoria é destinada aos mesmos três grupos, sendo que eles poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.

O edital já está disponível e pode ser acessado no site do Ministério da Cultura e da Escola Brasil. Está disponível também o vídeo com a versão em áudio e libras do edital. www.cultura.gov.br e www.escolabrasil.org.br

Dúvidas ou outras informações poderão ser esclarecidas e/ou obtidas pelo e-mail premioalbertinabrasil@escolabrasil.org.br ou pelo telefone (61) 3202-1721.



Contatos para a imprensa: (61) 2024-2407 / 2248

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Cultura

MEC agora defende maior carga horária

Fernando Haddad afirma que calendário de feriados impede aumento de dias letivos de 200 para 220 nas escolas. Nova proposta é ampliar a jornada mínima de 4 para 5 horas; para escolas privadas de SP nada muda, diz sindicato. Depois de defender aumento nos dias letivos, o ministro da Educação disse ontem que essa mudança será difícil e que portanto prefere ampliar a jornada mínima.
Fernando Haddad começou essa discussão há quase um mês, quando propôs ampliar o tempo que o aluno passa na escola. As propostas anunciadas foram aumento de 200 para 220 nos dias letivos ou maior carga horária por dia, mas Haddad se posicionou inicialmente mais favorável à primeira opção.
De acordo com o ministro, porém, o número de feriados dificulta o aumento nos dias letivos. “A tendência agora é aumentarmos o número de horas/aula”, afirmou, ao sair de audiência na Comissão de Educação do Senado.
O MEC trabalha com a ideia de ampliar o tempo em sala de quatro para cinco horas diárias. O tema terá de passar por debate para que uma proposta consensual seja enviada ao Congresso Nacional. A ideia de ampliar o número de dias letivos havia sido criticada por educadores. Dados da OCDE (que reúne países com renda e IDH elevados) mostram que o Brasil já tem mais dias letivos do que muitos países desenvolvidos. Porém, grande parte deles tem jornada integral.
A presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Cleuza Repulho, defende a nova proposta. Com mais horas/aula, será possível garantir 30 dias de férias para os professores e mais os 15 dias de recesso, segundo ela. “É uma mudança positiva, mas não é suficiente”, diz a pesquisadora da Fundação Lemann Paula Louzano.
“A proposta começa a apontar para a ideia de fixar o professor na escola e de o aluno ter mais tempo de aprendizado. Mas, enquanto não investirmos na formação dos professores para que o tempo na escola seja produtivo, não é isso que vai melhorar [a educação]“, disse.
José Augusto Lourenço, do sindicato das escolas particulares de SP, diz que, no curto prazo, a proposta não deve alterar mensalidades, já que os colégios privados têm jornada mínima de cinco horas.

Autor: Folha de São Paulo

CONVITE

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mestrado gratuito para professor de matemática

Estão abertas até o dia 26 próximo as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo país, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas. Ele será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.

Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.

Matrícula — Ao fazer a matrícula, como determina o edital do Exame Nacional de Acesso, os candidatos aprovados devem apresentar contracheque ou declaração da Secretaria de Educação, estadual ou municipal, ou ato de nomeação publicado no Diário Oficial do estado ou município. Além disso, devem apresentar declaração do diretor da escola, com firma reconhecida, de que estão no exercício da docência de matemática no ensino básico.

Fonte: http://portal.mec.gov.br

AVISO IMPORTANTE DO FNDE

Em razão da greve dos Correios, excepcionalmente, a Coordenação-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas, para fins de retirada/estorno de registro de inadimplência das entidades beneficiadas com transferências de recursos, receberá as documentações referentes à prestação de contas de programas e projetos educacionais geridos pelo FNDE por meio de fax ou por meio eletrônico, com a anexação dos documentos digitalizados. A apresentação dos documentos originais ou equivalentes fica condicionada ao seu recebimento em prazo não superior a 5 (cinco) dias úteis após o fim da greve, sob pena de os atos fundamentados nas peças não substituídas serem considerados como não praticados. Para mais informações, contate (61) 2022-4142 e 2022-4135, fax (61) 2022-4362 e 2022-4937 ou por e-mail, via http://www.fnde.gov.br/index.php/fale-conosco.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto Pedagógico Pró-Saúde do CBSR

A direção do Colégio Barra de Santa Rosa em associação com os professores de ED. Física e Ciências, realizou no mês de Setembro o projeto pró-saúde.

Para a realização do projeto o CBSR contou com a parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Comunicação, e o envolvimento de toda a comunidade escolar.

O projeto tratou da importância da saúde localizando as mudanças de hábitos de higiene, alimentares, as práticas de atividades física e seus benefícios, os cuidados com o corpo e com a automedicação.

CAMINHADA MEDIDA CERTA

Realizada no dia 17/09/2011 às 7:30h


CAFÉ DA MANHÃ SAUDÁVEL

Realizada no dia 17/09/2011 às 9:00h


FEIRA DA SAÚDE

Realizada no dia 22/09/2011